Arquiamor 2

Arquiamor 2


Hoje é dia de Arquiamor ?

Pra quem não sabe, nessa categoria, eu abordo obras arquitetônicas que desejo conhecer pelo mundo e trabalhos da faculdade,  mas como estou de férias não tenho trabalhos para mostrar, então vamos de arquitetura. 

Taj Mahal  “a coroa do lugar”

taj-mahal-india

Construído entre 1632 e 1653, situado em Angra, em uma pequena cidade na Índia. Foi considerado como uma das mais importantes construções da História da Humanidade, o Taj Mahal tem por de trás de suas edificações uma impressionante história. O monarca, Shah Jahan, tinha várias esposas, mas a favorita era Aryumand Banu Begam. A sua predileção por Aryumand era tanta, que passou a chamá-la pelo nome de Mumtaz Mahal, ou seja, “a eleita do palácio”. Entretanto, a relação afetuosa entre Mumtaz e Shah chegou ao fim quando a esposa preferida não sobreviveu ao parto de seu décimo quarto filho. Desolado com a perda de sua amada, o poderoso rei ordenou a construção de um enorme mausoléu que deveria abrigar o corpo de sua amada e, ao mesmo tempo, simbolizar o amor do rei à sua falecida esposa.  

Adega Marqués de Riscal

travel-marques-de-riscal-m

Entre os vinhedos de La Rioja, tradicional terra de vinhos no norte da Espanha, fica a adega Marqués de Riscal, projetada por Frank Gehry, arquiteto canadense que criou o Museu Guggenheim de Bilbao. Tudo é envolto em cachoeiras de titânio (copa) coloridas em rosa, ouro e prata na luz do dia nas curvas reflete os tons avermelhados do vinho tinto, malha de ouro e prata da tampa da garrafa de vinho Marqués de Riscal. O prédio moderno e retorcido contrasta com a região histórica onde se localiza. 

Torre de Pisa

torre pisa

Construída pelo arquiteto Duomo de Pisa, entre os anos de 1173 e 1370 e contando com 55 metros de altura, essa obra tinha como função original abrigar os sinos da catedral da cidade de Pisa na Itália. Embora destinada a ficar na vertical, a torre começou a inclinar-se para logo após o início da construção, em 1173, devido a uma fundação mal construída e a um solo de fundação mal consolidado, que permitiu à fundação ficar com assentamentos diferenciais. A torre possui 296 ou 294 degraus.

Basílica de Santa Sofia

Santa sofia

A Basílica de Santa Sofia,  é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino ( arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto) para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia). Ao contrário do que muitos pensam, o termo “Sofia” de seu nome não faz referência a nenhuma pessoa. Ele foi derivado da palavra “sophos” que significava “sabedoria” na Grécia Antiga. Sendo assim, “Hagia Sophia”, seu nome original em grego, significa “sabedoria sagrada” ou “santa sabedoria”.

Panteão Roma

124

Construído em 27 a.C., esse templo surgiu graças a uma homenagem feita ao cônsul Marco Vispânio Agripa. A prova da autoria se encontra nas palavras cravadas no portão de acesso ao templo, que dizem: “Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul”. Apesar de ter grande importância na vida religiosa dos cidadãos romanos, o centro de adoração foi quase todo destruído por um incêndio ocorrido em 80 d. C. Somente quatro décadas mais tarde, o templo foi reconstruído sob as ordens do Imperador Adriano, que segundo revela alguns indícios, teria sido o arquiteto da obra e desejava abrigar todas as divindades romanas e estrangeiras no mesmo lugar.

 

Um dia ainda terei a oportunidade de conhecer cada uma delas. Se quiser ver as outras obras postadas é só clicar aqui.
Visitou alguma dessas obras? Conte-me como foi.

Beijos

 

Carioca, 26 anos, casada, Lívia Marinho. Apaixonada por tudo que é de madeira, é Design de Interiores e estudante de arquitetura. Nunca se achou muito criativa, até ter que decorar a própria casa. Vive constantemente em busca de inspirações e adora compartilhar boas ideias. Criou o blog Ideias em Casa com o incentivo do marido e hoje posta tudo que te inspira. Muito prazer, a casa é sua!

  • Olá Lívia!
    Que delícia de post! Amei, quero ver mais desses! Com certeza você terá oportunidade de conhecer todas essas construções. Amo o Taj Mahal, acho lindo, sabia por alto a história mas não em detalhes. Que história bonita e triste ao mesmo tempo né, pena que a esposa não viu que lindeza seu marido fez para ela!
    Estou de volta, estava me planejando para o ano, mas agora estamos aí! Ah! Tenho novidades para você, o Decorar é preciso está lá no meu Blogroll!!! =)

    Beijos! Thamyrez

    • Que bom vela de volta, fico muito feliz!
      Também me apaixonei pela história, é linda.
      Que bom que estou no seu blogroll. Obrigado.
      Beijos

  • Mag M

    Oii amiga, isso é que são obras de arte né!!!
    Aqui no Brasil tb tem construções lindas, sabe outro dia andando no Vale do Anhangabaú aki em Sampa, vi uma construção tão linda, e que nunca tinha reparado e o pior ainda nem sei o que é lá. Ia pesquisar mas acabei esquecendo e lembrei hj vendo o seu post. No dia que vi não pude ir até lá, pois tava correndo indo embora pra pegar filhote na escola. Mas vou descobrir rsrs. Bjo
    Renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    • Oiii Mag, é verdade tem mesmo. Estou doida pra ir a Sampa e conhecer vários lugares. rss
      Obrigado pela visita.
      Beijos

  • Lais

    Todas essas construções são um sonho realmente. Adoraria conhecer cada uma delas!
    Bjs

    http://agentedecora.blogspot.com.br

    • Verdade, sou doida para conhecê-las.
      Obrigado pela visita.
      Beijos

  • Pingback: Arquiamor 5 | Decorar é preciso()